A Informática e a Internet têm causado mudanças no fazer pedagógico dos professores. São mudanças sociais no modo de pensar, agir e interagir entre professor/aluno onde se reflete nas formas de aquisição do saber.
Moran afirma que se utilizarmos no nosso fazer pedagógico as ferramentas pedagógicas disponíveis nas tecnologias tornaremos mais atrativas e interessantes nossas aulas. Sabemos no entanto que elas estão nos auxiliando na sala de aula e não nos substituindo e se soubermos como utilizá-las obteremos melhores resultados no processo ensino/aprendizagem.
Para interagir neste universo tecnológico o professor precisa se desacomodar e procurar formação para entender o funcionamento das máquinas e suas ferramentas.
Como professores da rede pública estadual temos o privilégio de contar com as formações que os NTEs nos proporcionam.
Com relação a formação de especialização também temos oportunidade de nos atualizar, pois temos cursos de pós graduação à distância onde tive a oportunidade de realizar um em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas na Educação e posso dizer que muito contribuiu para a minha formação pedagógica e juntamente com os cursos do NTE.
Outubro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário